segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Professora Célia Maria adere ao projeto levando suas turmas de 7ª/8ª ao laboratório de informática

Olá turma!
pois é, a pró Celia Maria também irá utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem, estudando na internet sobre a 1ª guerra mundial com o webquest que está aqui localizado:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w2.php?id_actividad=16497&id_pagina=2 é só clicar!
Participem!!

6 comentários:

  1. No início da guerra (1914), a Itália era aliada dos Impérios Centrais na Tríplice Aliança, mas, considerando que a aliança tinha carácter defensivo (e a guerra havia sido declarada pela Áustria) e a Itália não havia sido preventivamente consultada sobre a declaração de guerra, o governo italiano afirmou não se sentir vinculado à aliança e que, portanto, permaneceria neutro. Mais tarde, as pressões diplomáticas da Grã-Bretanha e da França fizeram-na firmar em 26 de abril de 1915 um pacto secreto contra o aliado austríaco, chamado Pacto de Londres, no qual a Itália se empenharia a entrar em guerra decorrido um mês em troca de algumas conquistas territoriais que obtivesse ao fim da guerra: o Trentino, o Tirol Meridional, Trieste, Gorizia, Ístria (com exceção da cidade de Fiume), parte da Dalmácia, um protetorado sobre a Albânia, sobre algumas ilhas do Dodecaneso e alguns territórios do Império Turco, além de uma expansão das colônias africanas, às custas da Alemanha (a Itália já possuía na África: a Líbia, a Somália e a Eritreia). O não-cumprimento das promessas feitas à Itália foi um dos fatores que a levaram a aliar-se ao Eixo na Segunda Guerra Mundial.

    alunas:TAIMARA E TAYNÁ
    Serie: 7/8 B

    ResponderExcluir
  2. nício da guerra (1914), a Itália era aliada dos Impérios Centrais na Tríplice Aliança, mas, considerando que a aliança tinha carácter defensivo (e a guerra havia sido declarada pela Áustria) e a Itália não havia sido preventivamente consultada sobre a declaração de guerra, o governo italiano afirmou não se sentir vinculado à aliança e que, portanto, permaneceria neutro. Mais tarde, as pressões diplomáticas da Grã-Bretanha e da França fizeram-na firmar em 26 de abril de 1915 um pacto secreto contra o aliado austríaco, chamado Pacto de Londres, no qual a Itália se empenharia a entrar em guerra decorrido um mês em troca de algumas conquistas territoriais que obtivesse ao fim da guerra: o Trentino, o Tirol Meridional, Trieste, Gorizia, Ístria (com exceção da cidade de Fiume), parte da Dalmácia, um protetorado sobre a Albânia, sobre algumas ilhas do Dodecaneso e a

    ResponderExcluir
  3. O Tratado de Versalhes(1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.
    O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Triplice Entente.
    O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado em 28 de junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920. Um dos objetivos maiores do presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson a Liga das Nações. A Liga das Nações pretendia arbitrar disputas internacionais para evitar futuras guerras.


    7ª/8ª B Daniela Frieta e Rosane Queiroz

    ResponderExcluir
  4. Primeira Guerra Mundial

    A Europa entra em declínio

    A Europa brilhava sobre o mundo ... Vivia-se o apogeu da sociedade liberal, capitalista.

    O apogeu, dialeticamanete, traz consigo germe da mudança. Esse germe eram as próprias contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista: a miséria do proletariado em meio à abundância, as crises de superprodução, a frenética busca de mercados, os problemas sociais e econômicos .. .

    Enfim, todos esses problemas, ao evoluírem, geraram a crise do mundo liberal capitalista, e a Primeira Grande Guerra representou na prática o início desta crise.

    Os homens da época, mesmo às vésperas do conflito, não acreditavam na possibilidade de uma guerra generalizada. No máximo, levantavam a possibilidade de uma guerra rápida e localizada nos moldes das ocorridas no século XIX ...

    Mas o longo período de relativa paz mantida desde o fim das guerras napoleônicas e o “equilíbrio europeu” estabelecido no Congresso de Viena em 1815 terminavam. . .

    A Europa não mais brilhava sobre o mundo ...Ofuscada pelos esforços de guerra, seu declínio era inevitável. Os problemas sociais e econômicos agravaram-se: a classe média se pauperizava e a pressão operária aumentava. Em meio à guerra, a Revolução Socialista explodira na Rússia, e, agora, representava uma ameaça para a Europa.


    Alan Ricardo / Caio Nunes

    8° B

    ResponderExcluir
  5. No início do séc. XX a maioria dos chefes militares dava uma grande importância à utilização da infantaria em ataques com baioneta apoiados pela cavalaria e por peças móveis de artilharia. Os oficiais franceses eram grandes adeptos desta táctica e, na 1ª Guerra Mundial, enviaram soldados para o campo de batalha sem equipamento adaptado às trincheiras. Diziam que as precauções defensivas eram desnecessárias se fizessem ataques maciços e suficientemente Designam-se Guerras Balcânicas ou Guerra dos Balcãs ou Bálcãs os conflitos que ocorreram na região do sudeste europeu dos Bálcãs, no início do século XX. Consistiram de duas guerras curtas, entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia (sucessor do Império Otomano) e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano. Em 1912, Grécia, Sérvia, Bulgária e Montenegro formaram a Liga Balcânica, oficialmente para reivindicar melhor tratamento aos cristãos na Macedônia turca, mas na realidade para cercar o território turco remanescente na Europa enquanto a Turquia estava enredada em uma guerra com a Itália; iniciou-se então a Primeira Guerra dos BalcãsA Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, e Guerra das Guerras) foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918. Desde sempre, a cidade de Paris foi muito concorrida para a realização de conferências de paz e a assinatura dos respectivos tratados, os quais viriam a tomar o nome da capital francesa. Segue-se uma lista desses tratado Tratado de VersalhesO Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades.
    rayran lima / 8 c

    ResponderExcluir
  6. colègio estadual de aplicação anisio tèxeira
    data:17/08/2010 sèrie:7 e 8 turma: c
    alunas:tâmara caroline de jesus lima ,MARIA APARECIDA,

    CAUSA DA PRIMEIRA GUERRA MINDIAL
    partilhou da ÀFRICA a ASIA (insatisfação) da ITALIA e ALEMANHA que ficaram com territòrios pequenos e desvalorizados concorrência econômica entre as potêscias europèias e corrida armamentista MACIO nalismo (pan-germanismo . eslavismo e revalidades
    INICIO DA GUERRA
    estopim (começo): assasinato do principe do impèrio AUSTRO - HUNGARO FRANCISCO FERDINANDO a guerra espalho-se pela EUROPA e por outras
    nações do mundo

    O FIM DA GUERRA
    1917 entrando das EUA e derrota da triplice aliança e o império Austro-húngaro, o tratado de Versailes imposições aos derrotados resultado da guerra 10 milhões de mortos, cidades destruídas campos arrasados.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário, favor assinar o blog com seu nome, turma e email.